4 de março de 2011

Projeto Carnaval


Projeto Carnaval

O Carnaval é um referencial na cultura brasileira, pensado nisso, a Escola Hildebrando realizou durante o mês de fevereiro e início do mês de março um projeto multidisciplinar sobre o Carnaval.
Alguns conteúdos trabalhados durante o Projeto:
Língua Portuguesa – marchinhas, produções de textos, paródias, etc.
Matemática – dados estatísticos, gráficos, estc.
História – história do Carnaval
Geografia – Carnaval nas diferentes Regiões do Brasil
Ciências e Educ. Física – cuidados com o corpo e prevenção
Ensino Religioso – Carnaval cristão
Arte – confecção de máscaras, ornamentação da escola, confecção de cartazes, etc.
Inglês – O Carnaval nos diversos países, tradução de marchinhas para o inglês, etc.

Concurso de Máscaras

As professoras Diégina Tenório e Adriana Meire - professoras de Arte - lançaram o concurso “Melhor Máscara de Carnaval”, que decorreu entre 15 de fevereiro ao dia 03 de março. A iniciativa, apoiada pela direção e coordenação da escola, foi dirigida a alunos dos 6ºs aos 9ºs  anos e englobou uma exposição.

Resultado do Concurso

Turno Matutino

1º lugar – Jaciele dos Santos, 7º B
2º lugar – José Douglas Santos de Souza, 6º D
3º lugar – Vitória Larissa do Nascimento, 8º B
4º lugar – Eduardo Jorge Matias da Silva, 8º E
5º lugar – Rosana Rocha dos Santos 9º B

Turno Vespertino

1º lugar – Kelvin, 9º A
2º lugar – Cláudio Medeiros, 7º D
3º lugar – Kelly, 9º A
4] lugar – Everton 7º D
5º lugar – Ednaldo 7º D

Durante o Projeto a escola contou com o apoio dos grupos culturais da escola, em especial o Grupo de Teatro e o Grupo de Apoio.
















































28 de fevereiro de 2011

Projeto Segundo Tempo


Na manhã desta sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011, na Escola Monsenhor Hildebrando Veríssimo Guimarães, aconteceu a solenidade de abertura do Projeto Segundo Tempo que, além da equipe organizadora do projeto, também esteve presente a Secretária de Educação, Nádja Azevedo e parte da equipe da Secretaria de Educação. O diretor da escola, Ednaldo Cavalcante, deu início ao evento e em seguida a Secretária Nádja fez uso da palavra, onde falou sobre a importância do projeto. Por fim, a equipe organizadora do Programa detalhou o projeto e fez algumas apresentações e dinâmicas, envolvendo todos os alunos e professores presentes.  
O Programa Segundo Tempo é mais um programa idealizado pelo Ministério do Esporte, destinado a democratizar o acesso à prática esportiva, por meio das atividades esportivas e lazer realizado no contra-turno escolar. Tem a principal finalidade de colaborar para a inclusão social, bem-estar físico, promoção da saúde e desenvolvimento intelectual e humano, e assegurar o exercício da cidadania.
O programa caracteriza-se pelo acesso a diversas atividades e modalidades esportivas (individuais e coletivas) e ações complementares, desenvolvidas em espaços físicos da escola ou em espaços comunitários, tendo como enfoque principal o esporte educacional.