30 de novembro de 2010

Projeto Ética e Cidadania

Projeto Ética e Cidadania
A Escola Monsenhor Hildebrando V. Guimarães, com o objetivo de desenvolver nos alunos capacidades necessárias para a prática da cidadania na escola, na família e na sociedade; possibilitando práticas e atitudes; visando a mudança de comportamento, realizou o Projeto Ética e Cidadania, o qual tratou temas propostos para cada turma, enfatizando conceitos, valores e normas que, contribuirão de forma significativa para a vida pessoal do aluno. Espera-se que, a partir de então, seja  habitual a prática do respeito mútuo, da solidariedade e o cumprimento dos deveres coletivos e individuais.
O projeto também teve em vista a compreensão por parte dos alunos, das diferenças sociais existentes no meio escolar. Propôs ainda, desenvolver no educando a capacidade de questionar e de construir o aprendizado, respeitando as limitações do mesmo.
O referido projeto envolveu todas as disciplinas e por isso, o acompanhamento de todos os professores nas orientações foi fundamental para realização do seminário, que foi apresentado pelos alunos. A culminância definitiva será no dia 15 de dezembro, onde desde então, os alunos estão doando alimentos que serão entregues na comemoração do Natal da Partilha.


Os temas abordados foram:

Desigualdade social;
Meio ambiente;
Amizade;
 Família;
Valores de convivência;
Mulher;
Diversidade étnica racial;
Desemprego;
Direitos e Deveres;
Inclusão;
Cultura de paz;
Saúde e qualidade de vida;
Sexualidade;
Política;
Valores culturais;
Preconceito;
Gravidez na adolescência;
Bullying;
Autoestima;
Dependentes químicos;
Violência e indisciplina;