12 de julho de 2011

1º seminário do projeto sobre prevenção de drogas


“DROGAS!!! CONHECER PARA RESISTIR”
            A Escola Municipal Monsenhor Hildebrando V. Guimarães, através dos professores de Educação Física, Eric Maximiano e Lucas Rinaldo, com a colaboração da Direção, Coordenação e outros Professores, realizou no último dia 30 de Junho de 2011, o primeiro seminário do projeto sobre prevenção de drogas, para os alunos de 6º ao 9º ano, matutino e vespertino. O referido projeto tem como tema: “DROGAS!!! CONHECER PARA RESISTIR”, projeto este que, objetiva introduzir a temática de Educação para valores, como fator de prevenção para o uso de drogas entre crianças, adolescentes e jovens e evitar o envolvimento com a criminalidade, buscando prevenir o cometimento de atos infracionais e crimes por meio de prevenção e combate ao uso de drogas lícitas e ilícitas.
            Esse primeiro evento visa o desenvolvimento de multiplicadores da resistência, conscientizando os alunos do mal que as drogas causam na família, na escola e na sociedade, preparando esses alunos para posteriormente transmitirem no meio em que vivi e na sociedade em geral, a importância de deter a informação e transformá-la em conhecimento, tornando-se fortalecido, ou seja, resistente ao contato com as drogas.
            O seminário faz parte das inúmeras ações que o projeto visa desenvolver ao longo do ano letivo de 2011, buscando contemplar os objetivos propostos na construção do projeto e, ainda, preparar os alunos (crianças, adolescentes e jovens), para resistir às drogas que tanto estão acometendo o município de Campo Alegre.
            Foram apresentados vídeos com depoimentos de dependentes químicos e outro vídeo de reflexão, na tentativa de sensibilizar os alunos; palestra sobre o tema, apresentando conceitos e dados sobre drogas: efeitos, características e tratamentos, também, um debate dirigido envolvendo o tema: “Drogas! Conhecer para resistir” e a importância do comportamento dos alunos e da família. Uma vez que, a família é sem dúvida o esteio na construção da personalidade do ser humano. Personalidade essa, que vai determinar o seu poder de resistência ao contato com as drogas e outros males que tanto prejudicam nossos adolescentes e jovens, não se deixando influenciar com facilidade.
            Contudo, isso é apenas uma pequena gotinha no imenso oceano que é a nossa vida e a sociedade. Muitas outras ações estão por acontecer! Aguardem!!!

Escola Monsenhor Hildebrando Guimarães - 2011.



Nenhum comentário:

Postar um comentário