A sustentabilidade tornou-se um tema preponderante neste inicio de milênio, um tema portador de um projeto social global e capaz de reeducar nosso olhar e todos os nossos sentidos, capaz de reacender a esperança em um futuro possível, com dignidade para todos.
A sustentabilidade não tem a ver apenas com a biologia, a economia e a ecologia, tem a ver com a relação que mantemos com nós mesmos, com os outros e com a natureza. Precisamos, sobretudo, aprender a ler o mundo. O mundo que é o próprio universo, porque é ele nosso primeiro educador. Essa primeira educação é uma educação emocional, que nos coloca diante do mistério do universo. Na intimidade com ele, produzindo a emoção de nos sentirmos parte desse sagrado ser vivo e em evolução permanente. O que foi socialmente construído pode ser socialmente transformado. Um outro mundo é possível. Uma outra globalização é possível.
Nesta perspectiva, nossa escola desenvolveu este projeto desde março de deste ano (2011), baseado no tema da Campanha de Fraternidade de 2011, objetivando trabalhar com a comunidade escolar os valores da emocionalidade com a Terra: a vida. a morte, a sobrevivência. Os valores da paciência, da perseverança, da criatividade, da adaptação, da transformação, da renovação. Tentamos transformar nossa escola em jardim e nossos professores em jardineiros.
O referido projeto foi coordenado pelos professores de Ensino Religioso: Leandro Veras e José Davi, envolvendo as disciplinas de Arte, Português, Ciências, História e Geografia. No dia 01 de junho, com muito sucesso realizamos a culminância do projeto, com uma palestra ministrada pela técnica Denise da Petrocintro, nos turnos matutino e vespertino e no noturno por sargentos do Policiamento Ambiental, além da exposição dos trabalhos feitos pelos alunos ao longo do período e apresentações artísticas pelos alunos do vespertino e matutino.
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