30 de abril de 2010

Abertura do Porjeto Leitura e Escrita Caminho do Saber


O que levou os homens a criarem a linguagem escrita foram suas necessidades de registrar as suas relações comerciais e que essas necessidades aumentaram progressivamente, criando-se assim, outras funções para essa linguagem. A apropriação dessa linguagem não é algo pronto e acabado; é um processo de apropriação e reinvenção.
Para escrever ou ler, precisamos do domínio sobre o sistema alfabético da escrita. Precisamos codificar e decodificar escritas. Precisamos compreender que a escrita representa os aspectos sonoros da fala, mas que há regras ortográficas que normatizam essa relação. Precisamos conhecer e compreender as letras utilizadas para estabelecer essa relação entre fonemas e grafemas, além de seus tipos diversos.
Ter o domínio sobre o sistema alfabético é importante, mas sozinho ele não resolve muita coisa. Há pessoas que aprendem a codificar e decodificar a escritas, mas não compreendem o que lêem; percebendo esta dificuldade, a Escola Monsenhor Guimarães, está propondo o Projeto de Leitura e Escrita (Caminho do Saber) que será trabalhado ao longo do ano e toda a comunidade irá acompanhar a partir de hoje, 22/04, todas as atividades desenvolvidas pelos alunos, com o acompanhamento dos nossos competentes professores.
Aguardem mais informações e acompanhe nossas atividades.


Nenhum comentário:

Postar um comentário