1 de outubro de 2009

Pioneiros da educação em Campo Alegre recebem homenagens

    


      O dia 30 de setembro de 2009 com certeza entrou para  história de Campo Alegre. O prefeito Maurício Tenório; a Câmera Municipal, na pessoa do seu presidente, Benedito Roberto; a Secretária de Educação, Nadja; diretores de escolas e alunos, estiveram presentes para prestar homenagem a grandes educadores, que foram sem dúvida alguma pioneiros na educação em Campo Alegre.Uma homenagem bem merecida! A solenidade estava corroborando o projeto de lei que muda o nome de algumas escolas do município, proibindo o nome de pessoas vivas em prédios públicos.
   A Escola Jorge Matias, como era conhecida até então, recebeu o nome do aclamado e célebre Monsenhor Hidelbrando Veríssimo Guimarães, mais conhecido como Padre Guimarães. E, para que você, queirido leitor e seguidor deste Blog, que talvez não saiba a história desse grande homem, irei agora postar sua biografia, para que você possa entender o porquê dessa indicação.





BIOGRAFIA - MONSENHOR HILDEBRANDO VERÍSSIMO GUIMARÃES
                             
                                                        31/08/1929            + 07/08/1994


Hildebrando Veríssimo Guimarães, nascido na cidade de Mata Grande – AL, em 31 de agosto de 1929, filho caçula de Julio Guimarães e Joana Guimarães uma família ilustre do sertão alagoano, composta por 09 filhos, sendo eles: José Veríssimo Guimarães, Maria Guimarães, Neci Guimarães, Zelina Guimarães, João Veríssimo Guimarães, Nalva Guimarães, Adelaide Guimarães, Sebastiana Guimarães e Sinodocéia Guimarães.
Ao completar 12 anos de idade, deixando sua terra e o aconchego de sua família, seguiu para terminar e começar seus estudos preparatórios para uma consagração de ministro de Deus no Seminário Nossa Senhora da Assunção em Maceió – AL. Hildebrando ainda muito jovem seguiu para Porto Alegre –RS, onde fez o curso de Teologia no Seminário Central de São Leopoldino. Tornou-se Sacerdote aos 25 anos de idade por privilegio do ano Santo Mariano, ainda cursando o 3º ano Teológico, no dia 08 de dezembro de 1954. Cursou a Faculdade de Filosofia na Ponticía Universidade Católica de Porto Alegre – RS. Como Sacerdote celebrou sua primeira missa em sua terra natal, Mata Grande - AL, no dia 09 de janeiro de 1955.
Penedo foi o campo de suas primeiras experiências de pastor, onde verteu o mais duro suor na aprendizagem do conhecimento do humano, São Miguel dos Campos foi o celeiro que guardava sigilosamente a possível bula papal indicadora da mitra diocesana que um dia poderia empunhar D. Hildebrando Guimarães. Como se não bastasse seu denodado esforço como educador, ora ensinando no Colégio Diocesano de Penedo, e como Professor do Estado, ora tornando-se o Mestre na Universidade Federal de Alagoas, exercendo também as funções de Pró-Reitor completando-se como membro do Conselho Estadual de Educação e integrantes do Sindicato dos Jornalistas do Estado de Alagoas, sempre com o intuito de transmitir ensinamento e sabedoria de vida e, sobretudo a sabedoria da alma.
No ano de 1967 foi nomeado Vigário da Catedral – Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, Padroeira da Diocese, assumindo-a até o ano de 1976, quando veio conduzir os rebanhos das capelas de Campo Alegre, São Miguel dos Campos e Boca da Mata.
No ano de 1976 chegou na capela do Bom Jesus dos Aflitos em Campo Alegre, o Vigário amigo, cidadão. Sua vinda a esta terra não foi apenas para a Evangelização, mais acima de tudo para uma verdadeira vida de ensinamentos quando muito preocupado com a formação moral e religiosa do rebanho que ele iria conduzir.
Em 03 de abril de 1978, foi inaugurada em Campo Alegre, a 1ª Escola de 1º Grau maior e 04 anos depois, foi fundando o curso de Magistério. Este trabalho fruto do dinamismo e da coragem do Pastor incansável junto às lideranças de Campo Alegre. Com o seu espírito sempre jovial, com recursos próprios comprou os 16 primeiros instrumentos da Banda Fanfarra e os doou à Escola Cenecista de 1º e 2º Grau Miguel Matias, da qual foi Diretor e ficou por 11 anos. Além de Diretor, também fez parte do corpo docente da escola, lecionando Didática Geral.
Sendo um Pastor sempre muito abnegado, em 1982 tornou a Capela de Campo Alegre na Paróquia do Senhor Bom Jesus dos Aflitos – PARÓQUIA EUCARISTICA DA DIOCESSE.
Com devotado compromisso com a educação durante sua missão de pastor exerceu diversos cargos:
Diretor do Colégio Diocesano de Penedo
Diretor do Colégio Normal de Penedo
Professor titular da Universidade Federal de Alagoas
Reitor do Seminário Diocesano em Maceió e Penedo
Pró-Reitor de assuntos acadêmicos – UFAL
Diretor do Colégio Cenecista Miguel Matias – Campo Alegre
Membro do Conselho Estadual de Educação – Maceió
Professor da Rede Estadual de Ensino
Diretor da Emissora Rio São Francisco – Penedo
Professor da Faculdade de Formação do Baixo São Francisco – Penedo  
Os céus escolheram o mês do aniversario do Mos. Hildebrando Veríssimo Guimarães para fazer a recolha do filho que era devotado a Maria Santíssima. Os fiéis das paróquias de São Miguel dos Campos, Boca da Mata, Campo Alegre, Roteiro, e Barra de São Miguel, da vizinha Penedo que foi berço de sua prática ministerial agora se irmanam congraçando canaviais e braços de rios, fluxos vitais da economia alagoana, também analogicamente braços vitais que dinamizavam o espírito empreendedor, a coragem arrebatadora do Padre Guimarães. Alagoas não chegou a ver a coroação da mitra do futuro bispo. Mas Alagoas viu e continuará a ver a consagração do ministro de Deus a seus prestimosos paroquianos. Esta parece ser, no plano humano, sua mais destacável qualidade – Mons. Hildebrando Guimarães deixa uma legião de amigos, o padre Guimarães semeou o caminho da fraternidade, da doação a todos que lhe batiam à porta ou com quem cruzava nas ruas, nos campos, na cidade. Deus tem os seus planos e no dia 07 de agosto de 1994, sendo ele devoto de Nossa Senhora, teve a honra de voltar ao Pai, no mês que nasceu, no mês vocacional, dia do Padre e dia de Nossa Senhora.




Nenhum comentário:

Postar um comentário